quarta-feira, 27 de abril de 2011

Banca julgadora do I Concurso de Contos elege os três melhores contos






Ilustração de MARIA ANGÉLICA SILVA RODRIGUES FERREIRA


Às 17h da tarde dessa quarta-feira, 27, o júri se reuniu para a análise dos textos inscritos no I Concurso de Contos do IFTM-Campus Ituiutaba.


A banca julgadora foi composta por: Edson Muniz ( escritor) , Lúcia Helena Ferreira Lopes ( professora FTM) , Márcia Alves Medeiros Vilela ( graduada em Letras e assistente de biblioteca) e Sônia Maria Pereira Maciel ( professora FEIT/UEMG).


Todos os 17 textos inscritos participaram do concurso e garantiram um trabalho detalhista de julgamento para a banca que ressaltou a qualidade estética dos contos.


Os estudantes concorrentes e seus respectivos contos são:





  1. ALÉXIA OLIVEIRA RIBEIRO MOURA- NOVEMBRO
  2. ALINE APARECIDA PEREIRA- A ÚLTIMA IDA
  3. FÁBIO FERNANDES BRUNO FILHO- EGÍPCIA CARIOCA
  4. FILIPE AUGUSTO SILVA DE ALMEIDA- O AMOR É MAIS FORTE QUE O BULLYING
  5. GUSTAVO VIEIRA SOARES- UM MAL NERD
  6. IGOR MIRANDA- O DOCE VENENO DE BRYAN SMITH
  7. ÍSIS ANDRESSA RIBEIRO DE ARAÚJO- SILÊNCIO E SOLIDÃO
  8. JOSÉ ORLANDO DE MOURA FILHO- A VIDA REAL DE RAMIRES
  9. JOSÉ VITOR OLIVEIRA REIS- MARCA DA DOR
  10. LARA CAROLINE PEREIRA DOS SANTOS- VIDAS INFERNAIS
  11. LUANA JÚLIA SILVA SOUZA- SERÁ QUE EXISTE ALGUÉM QUE NUNCA SOFREU COM ISSO?
  12. LUCAS ARREGUY AMADO CORRÊA DE ARAÚJO- APENAS MAIS UM DIA DE AULA
  13. MARIA ANGÉLICA SILVA RODRIGUES FERREIRA- CACHOS
  14. OLÁVIO BENTO COSTA NETO- DOZE VERMELHO
  15. PÂMELLA APARECIDA CAMPOS SILVEIRA- OUTRO CONTO DE BETTY, A FEIA
  16. RODRIGO ROCHA DOS SANTOS- CIVILIZAÇÃO
  17. WEDER NUNES FERREIRA JUNIOR- ADRENALINA
 O resultado final será divulgado às 12h30, amanhã dia 28 no auditório do campus.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Regulamento do I Concurso de Contos- IFTM- Campus Ituiutaba

I CONCURSO DE CONTOS IFTM- CAMPUS ITUIUTABA
“Bullying na escola: causas e consequências”
*Regulamento completo na página ao lado
2. PARTICIPANTES
2.1 Todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos do IFTM- Campus Ituiutaba poderão submeter contos para o concurso.
2.2 Os trabalhos enviados devem atender rigorosamente a todos os itens deste Regulamento.
3. ORIENTAÇÕES DE INSCRIÇÃO
3.1 A inscrição de contos no concurso será permitida automaticamente aos estudantes do campus Ituiutaba. A data limite de submissão é 26 de abril de 2011.
 ETAPA 1: NO BLOG
3.1 Acessar o blog (www.dialivroiftmcampusitba.blogspot.com) do projeto do Dia Mundial do Livro, ler o regulamento sobre o concurso de contos, enviar a ficha de inscrição preenchida (ANEXO 1) e o arquivo com o conto  diretamente para a comissão organizadora por meio do email (dialivroiftmcampusitba@gmail.com ) de acordo com as seguintes especificações até o dia 26 de abril de 2011:
- Arquivo .DOC ou .ODF
- Texto de no máximo 05 páginas, em formato A4, fonte Arial 12, espaçamento 1.5, contendo no alto da página o pseudônimo do autor.
-  Nome do arquivo: Diadolivroiftm2011_pseudônimo_título do conto
3.2 Toda alusão ao nome do autor no arquivo enviado provocará a exclusão do candidato do concurso.
3.3 Aceitar o Termo de  Responsabilidade e de Cessão de Direitos Autorais, disponível no momento da inscrição, no regulamento do concurso. Somente serão aceitos contos com o aceite desse termo.
3.4 Caso o texto literário não siga à estrutura do conto enquanto gênero literário ou identifique-se fuga ao tema proposto pelo concurso, o texto inscrito será automaticamente desclassificado.
3.5 Cada participante pode se inscrever no I Concurso de Contos com apenas um texto.
ETAPA 2: Entrega do TERMO  DE   RESPONSABILIDADE  E DE CESSÃO DE DIREITOS DE AUTORIA
1.       O termo deve ser impresso, assinado e entregue no balcão da biblioteca do IFTM- campus Ituiutaba pelo autor do conto inscrito até as 22h00 do dia 27 de abril de 2011.

7. CERTIFICAÇÃO
7.1 Serão entregues Certificados a todos os participantes que tenham seus textos selecionados.
8. PREMIAÇÃO
8.1 Os ganhadores autorizam, desde já, a publicação e utilização de seus contos sem qualquer ônus ao IFTM.
8.2 A divulgação do resultado final do Concurso de Contos ocorrerá no auditório do IFTM- campus Ituiutaba no dia 28 de abril de 2011 às 12h30.
Coordenação do I Concurso de Contos IFTM- Campus Ituiutaba

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO


TÍTULO DO CONTO:

PSEUDÔNIMO USADO:

NOME:

CPF:

DATA DE NASCIMENTO:

E-MAIL:

*CURSO TÉCNICO/ TURMA/ PERÍODO:



*Exemplo: Curso Técnico Concomitante de Informática- 1º. Período
Curso Técnico de Agroindústria Integrado ao Ensino Médio- 2º. Ano

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Batendo papo com a leitura 2011

Em 2011 já está montada a programação de comemoração para o Dia Mundial do Livro no IFTM campus Ituiutaba neste ano.
Haverá o concurso de contos, que terá como tema o bulling, onde os alunos dos cursos concominantes e integrados do campus Ituiutaba deverão fazer a sua inscrição online do dia 22 a 26 de abril.
A gincana de arrecadação de livros ocorrerá do dia 18 ao dia 26 de abril, sendo recolhidos apenas exemplares da literatura infanto juvenil e literatura adulta. Os livros deverão ser deixados na recepção da biblioteca do campus, para depois ser feita a contagem de exemplares doados para o acervo da biblioteca do instituto.

sábado, 26 de março de 2011

Comemoração no IFTM Ituiutaba ao Dia Mundial do Livro (2010)

23 de abril de 2010 foi marcado no IFTM Campus Ituiutaba homenagens ao Dia Mundial do Livro e
com a primeira gincana de arrecadação de livros, competida entre a turma de Informática e Agroindústria Integrado ao Ensino Médio. Foram arrecadados 380 títulos e os vencedores da competição foram a turma do primeiro ano de Informática Integrado ao Ensino Médio, que somaram 466 pontos entre livros de literatura geral, literatura infatil, gibis e dicionários.
Como prêmio, tiveram o nome da turma exposto atrás de cada exemplar doado por eles.
 No mesmo dia houve também o 1° Concurso de Poemas do Campus Ituiutaba, no qual todos os alunos que concorreram, receberam um certificado de participação no concurso. A classificação foi a seguinte:
    1° lugar:
  •   Reflexos e complexos, de Gustavo Vieira Soares; 
  •   Minha mãe, de Marcos Vinícius Andrade Gomes.
   2° lugar:
  •   Um novo dia, de Pâmella Aparecida Campos Silveira;
  •    Saudades, de Ísis Andressa Ribeiro Araújo.
   3° lugar:
  •   Paixão, de Sara Garcia da Silva;
  •   Amor de marinheiro, de José Orlando de Moura Filho;
  •   Espera, de Letícia Silva Oliveira.
Este ano cabe a todos alunos contribuir para aumentar consideravelmente o acervo literário de nossa bibioteca, que ainda tem poucos exemplares à disposição dos alunos.

terça-feira, 22 de março de 2011

Por que comemoramos o Dia Mundial do Livro em 23 de abril?

  A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
                                                                        (fonte: Wikipédia.com)